História
Nascido a 25 de março em 1878,
Em Assis, cidade que ele viu nascer e à qual deu o melhor de sua vida, ficou sobejamente conhecido por suas obras beneméritas e caritativas. Fez várias doações de terras para obras públicas, que contribuíram para o melhoramento da cidade, entre as quais se inclui o terreno onde está construído este Grupo Escolar.
Por todas as suas virtudes, particularmente pela honestidade e firmeza de caráter, o nome de Lucas Thomaz Menk constitui um exemplo à juventude moderna. Lucas era o primogênito e como a família possuía apenas uma gleba de terra, desde cedo precisou trabalhar para auxiliar na manutenção da numerosa prole. Foi crescendo e adquirindo valores que nortearam a sua vida: da justiça, do dever, da solidariedade, da cooperação, do respeito e amor próximo.
Ainda jovem casou-se com Isabel Maria Plens e juntos partiram para o Mato Grosso desbravando os sertões, plantando lavoura e criando gado. Ali a vida era dura, corria perigos. Era necessário voltar para São Paulo. A volta seria difícil, cheia de dificuldades e imprevistos, até que em 1920 o valente paulista encontrou-se estabelecido na cidade de Assis.
Aqui em Assis o chefe de família fixou suas raízes e prosperou. Tornou-se logo cidadão prestativo. Gostava de ajudar sem alarmes. Auxiliava os presos, colaborava com a Santa Casa, Asilo, Igreja.
Assim chegamos em 1942. Assis precisava de mais um Grupo Escolar devido ao elevado número de crianças em idade escolar, mas o terreno? Foi aí que surgiu a idéia, procurar aquele homem que está sempre pronto a ajudar: LUCAS THOMAZ MENK.
Resolvido o problema: o terreno foi doado e o novo grupo ergueu-se. Foram sugeridos vários nomes para o grupo, mas só se podia dar nome de pessoa falecida. Nesse meio tempo no dia 06 de maio de 1952, falece o doador do terreno, Lucas Thomaz Menk.
Os assisenses desejam prestar uma homenagem ao homem que sempre lutou pela grandeza de sua cidade. Requerem ao governador do estado o pedido para dar nome ao Grupo Escolar de LUCAS THOMAZ MENK. Esta é uma pequena história da escola que vocês estudam hoje.
Do patrono desta escola, devem ser imitadas as suas virtudes: Coragem, altruísmo, civismo, hospitalidade, honradez.